Escolha uma Página

BSBLorK

 

EP

2013

Brasília/DF

Ouvir

Sobre

A primeira apresentação da Orquestra de Laptops de Brasília, realizada no Tubo de Ensaios, em 2012 tornou-se também o registro de seu primeiro EP. Idealizada por Eufrásio Prates, regente e compositor da OP#19, primeira música do EP, a BSBlork é proposta ímpar no Brasil. Utilizando-se da transdução de imagem em som, o grupo chama a atenção para a performance no palco, em que os músicos movem-se constantemente em frente aos laptops a fim de produzir os estranhos sons das composições.

A segunda música, Pericón, é um releitura inspirada no gênero homônimo uruguaio, país de origem do compositor, Conrado Silva. A gravação registrou uma das últimas apresentações do músico, um dos principais nomes da eletroacústica brasileira, que viria a falecer em início de 2014.

A música da BSBLork incorpora profundamente as concepções propostas pelos movimentos pós-guerra, a dita Música Nova, desestruturando os elementos constitutivos da música ocidental: os padrões melódicos, harmônicos e rítmicos. O uso de sintetizadores FM e granulares fornece um colorido singular, experimental e de difícil audição. Contudo, a apreciação de seu som é uma experiência estética única num universo musical já saturado com as fórmulas musicais usuais.

Laptops:

Conrado Silva

Eufrásio Prates

Eduardo Kolody

Victor Valentim

Ramiro Galas

Produzido pela Orquestra Abstrata (Eduardo Kolody, Victor Valentim)

Primeira apresentação da Orquestra de Laptops de Brasília, em agosto de 2012.