Escolha uma Página

LG Lopes – O Fazedor de Rios

Álbum

2015

Belo Horizonte/MG

Ouvir
Sobre

LG é amor, e “O Fazedor De Rios” é fruto disso, e mais. A música que dá nome e inicia o disco foi concebida baseada em um capítulo do romance “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, a que Luiz, em parceria com Luiza Brina e César Lacerda, homenageou belissimamente. Daí se inicia fabuloso o disco do rapaz de talento. A canção de abertura é apenas uma das cinco parcerias que fazem parte de uma seleção carinhosa dentre as 12 músicas que compõem o álbum.

O disco, aliás, é o segundo da carreira solo de Luiz, que já conta com o belo “Passando Portas” em sua mochila, um registro quase todo voz-e-violão, proposta artesanal, lançado lá pelos idos de 2010. Além de “Passando Portas”, Luiz Gabriel também divide bagagens musicais, como com os queridos do Graveola, bandinha mais famosa e antiga de Luiz, grupo em que o artista toca guitarra e é vocalista, assim como carrega também parcerias junto a TiãoDuá, trio poderoso que integra como vocalista e violonista. Juntos, todos os trabalhos somam quase 10 discos/EPs, que ternamente se refletem no rio de amor que LG faz de seu segundo trabalho solo.

Ao contrário do formato simples e intimista do álbum anterior, “O Fazedor De Rios” é uma peça agudamente diferente.  As canções que compõem o novo álbum são resultado de um trajeto de peneira e labuta entre os anos de 2012 e 2015, quando entrou com um projeto de financiamento coletivo do álbum no catarse.