Escolha uma Página

Marcos Braccini – Wiara

Capa

CD

2016

Belo Horizonte/MG

Baixado 77 vezes!

Ouvir
Sobre

O álbum Wiara representa um bem sucedido experimento de usar a canção e o canto como fios condutores de um trabalho de musica de câmara contemporânea. E o resultado é instigante, uma ponte entre dois mundos que deveriam interagir com mais assiduidade.

Marcos Braccini pode fazer essa incursão na composição instrumental, promovendo a ligação com o universo popular, tendo por base sua própria história e vivências de compositor, arranjador e produtor musical. Graduado em Composição pela Escola de Música da UFMG, também estudou na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte. Produziu discos e participou de diferentes projetos dedicados à música contemporânea de concerto, à música popular brasileira e ao rock ‘n’ roll, além de compor trilhas para a televisão e rádio. Também tem trabalhos de literatura e poesia.

Essa multiplicidade está presente no álbum Wiara e dá unidade aos experimentos diversos, especialmente à pesquisa para escrita de cordas. São propostas que representam desafios e novas sensações para quem quiser penetrar no denso universo de sons, harmonias e dissonâncias, versos e arranjos, melodias e lamentos.

Este trabalho é ao mesmo tempo origem e, agora, complemento do caminho percorrido por Marcos Braccini em dez anos de estudos e pesquisas, cujos resultados já apareceram em seu álbum de música brasileira Noturno. Wiara representa a semente dessa trajetória, as primeiras experiências que levaram à síntese dos dois álbuns, diversos na aparência, mas unidos em sua essência e significado.

Do assovio ao canto, do solo ao sexteto de cordas, Wiara descortina possibilidades e apresenta a evolução do artista que se posiciona sem preconceitos e sem limitação em sua arte e em seus horizontes.

Gravado ao vivo, em sua maior parte, Wiara é um convite à ousadia e ao mesmo tempo um tributo à música, que não pode ser contida em definições, limites ou preconceitos, mas que representa o prazer de se abrir às sensações e á magia dos sons.

Com Wiara, tal como já fez com Noturno, Marcos Braccini afirma seu universo sonoro amplo e múltiplo, construído com o afinco de um artesão e a sensibilidade de um artista consciente de seu ofício.