Escolha uma Página

Victor Valentim – Bits in (re)Construction

Single/Compacto Lo-Fi

2015

Brasília/DF

Ouvir

Sobre

 Disco especialmente cortado na Casa Brasilis/SP – (Vinyl-Lab) por Dj Niggas (Vinil é Arte). Single Bits in (re)Construction – produzido especialmente para a performance homônima, realizada em no UVM – Understanding Visual Music 2015 – CCBB/Brasília e exposição Reconvexo Intinerante – Caixa Cultural/Brasília e desenvolvida durante pesquisa de mestrado em Arte e Tecnologia da UnB. Arte, Composição, Produção, Mixagem e Masterização por Victor Valentim – 2015 – Brasília/DF

Descrição:

Construir e desconstruir. A ação do DVJ nos toca-discos, remixando diferentes bases sonoras abre caminho para uma nova abordagem sobre a composição de batidas (beats) e imagens em tempo-real. A abertura tecnológica para recomposição de imagens e sons interativos no contexto das artes computacionais ampliam as formas de relacionar de maneira multissensorial os conteúdos audiovisuais gerados em tempo-real. Bits in (Re)Construction é uma performance audiovisual, realizada com a ampliação do sistema do vinil projetável. Esta ampliação está centrada na produção de conteúdos sonoros e visuais que interagem com a remixagem ao vivo realizada pelo artista. A proposta estético-computacional da obra está dividida entre o desenvolvimento do sistema e a performance e improvisação com os conteúdos sonoros e visuais. Entre os contextos e nichos poéticos que a remixagem se insere como linguagem artística, a ampliação de um sistema próprio para unir a remixagem de sons e vídeos em tempo-real desperta uma série de conceitos entre a técnica e a poética, aliados à experimentação com os recursos tecnológicos ressignificados para a difusão de projetos de arte, tecnologia e inovação.

OBS:

O Lo-Fi é um produto artesanal, feito um-a-um, como um “quadro que toca”. É cortado em uma tecnologia dos anos 50, e pode não funcionar em alguns toca-discos, mais simples, e que não possuem a rotação de 45RPM.