Tiné – Equilibrista
Ouvir
Sobre
Equilibrista é o novo disco solo do cantor, músico e compositor Tiné – artista pernambucano, vocalista das bandas Academia da Berlinda e Orquestra Contemporânea de Olinda. O Álbum, lançado em novembro de 2016, é o segundo de sua carreira, iniciada em 2004 com o lançamento de Segura o Cordão. Após 12 anos dedicados ao projetos com suas bandas, sentiu-se a necessidade de conceber um novo trabalho de carreira, no qual pudesse imprimir suas ideias mais particulares.
O conceito da obra é o equilíbrio, e está presente em tudo que envolve seu concebimento, a começar pelo título. O Equilíbrio necessário. Necessário ao artista, ao homem, à natureza, ao universo. O conceito passeia na temática das composições, na forma fazer arte, de criá-la e materializá-la. O Equilíbrio entre o eletrônico e o orgânico, o urbano e o rural, os venenos no corpo e na alma e, é claro, o equilíbrio no amor.
Produzido por Lucas Maia, de novembro de 2015 à setembro de 2016, o álbum se dividiu entre procedimentos caseiros e apoio de equipes e estúdios profissionais, que abraçaram o projeto e contribuíram com ele. A mixagem foi feita por Lucas Maia, Tiné, Fumato Snidefight e Adriano Duprat Lemos. A Masterização, por Pablo Lopes. E à Luiz Ribeiro, coube à ilustração e programação visual do disco.
A lista de participações é bem extensa e conta com os artistas: Maciel Salú, Juliano Holanda, Gilú Amaral, Hugo Gila, Rapha B, Alexandre Urêa, Gabriel Melo, Weré Lima, Tiago Hoover, Sérgio Lima, Henrique Albino, Alex Santana, Junior Soac, Felipe Freitas, Hugo Linns, e Lucas Ferraz. “Tiné Equilibrista” foi lançado virtualmente e disponibilizado para download pelo selo Miniestéreo da Contracultura (miniestereo.org), antes de chegar às lojas no formato físico.
Tiné Equilibrista
Sua tinta (Tiné)
A máquina (Tiné / Luccas Maia / Bruno Lins / Victor Camarote)
Na praia (Tiné / Piero Bianchi)
Faz que vai (Tiné)
Luz (Tiné)
Soneto transgênico (Tiné / Alfredo de Oliveira)
Equilibrista (Tiné / Juliano Holanda)
Guardar Rancor (Tiné)
Abrigo (Tiné / Renata Pedrosa)
Borboleta (Tiné)
Ficha Técnica:
Tiné – Voz, Vocais, Violão, Percussão e Bases eletrônicas
Luccas Maia – Baixo, Guitarra, Teclado e Bases eletrônicas
Maciel Salú – Voz
Alexandre Urêa – Voz
Rapha B – Bateria
Gilú Amaral – Percussão e Bateria
Juliano Holanda – Guitarra
Hugo Linns – Baixo
Thiago Hoover – Guitarra
Thiago Rad – Guitarra
Gabriel Melo – Guitarra
Weré Lima – Cavaquinho
Chiquinho Mombojó – Teclado
Sergio Lima – Piano
Henrique Albino – Clarinete, Sax Barítono e Flauta
Alex Santana – Tuba
Junior Soac – Bases eletrônicas
Hugo Gila – Efeitos
Felipe Fretas de Almeida – Percussões vocais
Lucas Ferraz – Sonoplastia e efeitos
Produção musical – Luccas Maia
Direção musical – Luccas Maia e Tiné
Produção executiva – Tiné e Renata Pedrosa
Mixagem – Luccas Maia, Fumato Snaidefight, Adriano Duprat Lemos e Tiné no Home estúdio de Fumato Snidefight
Masterização – Pablo Lopes no Fábrica Estúdio
Técnicos de gravação – Luccas Maia, Tiné e Junior Soac
Ilustrações e projeto gráfico – Luiz Ribeiro
Gravação:
Bateria – Estúdio 1 e Estúdio Fábrica
Percussão – Estúdio Hammer Records e Home estúdio Tiné
Voz – Estúdio Maruim Records e Home estúdio Tiné
Participações de voz – Home estúdio Tiné
Vocais – Home estúdio Tiné
Violão – Home estúdio Tiné
Baixo – Home estúdio Luccas Maia e Estúdio Fábrica
Guitarra – Home estúdio Luccas Maia, Home estúdio Thiago Hoover, Home estúdio Tiné, Maruim Records
Piano – Home estúdio Tiné
Clarinete, Sax Barítono, Flauta e Tuba – Home estúdio Tiné
Sonoplastia e efeitos – Home estúdio Lucas Ferraz
Bases eletrônicas – Home estúdio Luccas Maia e Hammer Records
Cavaquinho – Home estúdio Luccas Maia
Agradecimentos:
Primeiro a Luccas Maia que abraçou esse projeto e fez a coisa acontecer; agradecer aos parceiros nas composições – Renata Pedrosa, Luccas Maia, Bruno Lins, Victor Camarote, Alfredo de Oliveira, Piero Bianchi e Juliano Holanda; a Lucas Ferraz por sua criatividade nas ambientações sonoras e toda força; o apoio dos estúdios – Fábrica Estúdios, Estúdio 1, Hammer Records e Maruim Records; agradecer a Fumato Snidefight e Adriano Duprat Lemos pela participação fundamental na Mixagem e finalização sonora do disco; a Luiz Ribeiro pela arte, projeto gráfico e parcerias; todos os músicos que participaram com sensibilidade e carinho; agradecer minha família que sempre deu todo apoio na vida e no trabalho; a Renata Pedrosa pelas opiniões na parte musical, pela parceria na musica Abrigo e toda a ajuda na parte executiva; agradecer a Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João Gilberto, Chico Sience e Nação Zumbi, Nelson Gonçalves, Coco Raízes de Arcoverde, Maestro Caçapa que produziu meu primeiro disco, Academia da Berlinda, Orquestra Contemporânea de Olinda, entre outros, que tanto me influenciaram. Por fim, quero agradecer a todos que vem acompanhando meu trabalho desde 2004 com o primeiro álbum Segura o Cordão e sempre me cobraram esse segundo solo.